A história, os fatos e o tempo.

Há mais de 60 anos os pais sonharam com uma Escola de ensino forte para seus filhos...

A Escola São Paulo nasceu em de 1949, por iniciativa das religiosas holandesas da Congregação do Santo Sepulcro, da Cooperativa e do esforço dos imigrantes holandeses, com a finalidade de oferecer aos filhos destes últimos uma educação que atendesse às suas necessidades.
A oficialização se deu em 1951 pelas Irmãs - que entendiam o idioma português - e vieram dar apoio aos imigrantes e às famílias numerosas que aqui chegavam para tentar a sorte neste país, após a 2ª Guerra Mundial.
Ao longo dos anos professoras brasileiras foram contratadas para atender aos alunos, cujo número crescia significativamente. Inicialmente, a Escola atendia somente as crianças do Ensino Primário (hoje Fundamental) e posteriormente passou a atender também a Educação Infantil.

Em 1992 houve a implantação das classes de 5ª a 8ª série (antigo ginasial) para que os alunos pudessem concluir o Ensino Fundamental na própria Escola e na cidade de Holambra e finalmente, em 2001 foi implantado o Ensino Médio.

A trajetória, os fatos e o tempo.


1ª década

1949 Irmãs Liduina, Magdalena e Benedictus começam a ensinar os filhos dos imigrantes, junto com a professora D. Lourdes, de Mogi Mirim, na Escola Rural, que atendia alunos brasileiros e os filhos dos imigrantes holandeses. Com o aumento do número de alunos, as aulas foram transferidas para a carpintaria, que foi reformada para este fim. As irmãs confeccionaram todo o material didático, tendo como suporte pedagógico o método analítico - sintético. Esse material era desenvolvido nos idiomas português e holandês. Por razões legais, em 1950, houve um reagrupamento e os alunos da “escola das irmãs” foram remanejados para a escola rural e elas afastadas. Isso causou vários problemas de adaptação entre alunos holandeses e brasileiros.
Então, as irmãs afastadas vão a São Paulo, revalidam seus diplomas e, em dezembro de 1951, fundam a Escola São Paulo, na fábrica de leite, onde funcionavam duas primeiras séries(1ªs): uma com professora brasileira e outra com professora holandesa (religiosa). Pela direção da escola respondia outra religiosa holandesa.

Décadas 70/80

Na década de 70, a diretoria de ensino tinha planos de transferir os alunos da Escola São Paulo para a escola pública. Mas o trabalho e empenho dos pais e da Comissão, mais uma vez deu resultado positivo.
• Em 1973, a Comissão de Pais, liderada pela senhora Annie van Vliet, conseguiu que os alunos da Escola São Paulo não fossem transferidos para o Grupo Escolar;
• Em maio de 1989, foi criada a “ Comissão Nova Escola ”, que aprovou a implantação de 5ª a 8ª série;
• Houve a proposta de construção de um novo prédio e a principal meta era, segundo os pais: “ter um ensino de qualidade e não uma escola com número grande de alunos.”

Década de 90

• Em 1992 aconteceu a aula inaugural da 5ª série, no prédio antigo, com nove alunos;
• Houve o desligamento da Cooperativa como mantenedora da Escola São Paulo;
• Deu-se a formação da Associação de Educação e Cultura São Paulo;
• Aquisição do terreno para construção do novo prédio;
• Construção do prédio novo;
• Elaboração do novo Estatuto e Regimento Escolar;
• Inauguração do prédio novo para atender alunos da Educação Infantil à 8ª série (hoje Fundamental II – 6º ao 9º) em 29/7/95;
• 1999 – início da pesquisa sobre Sistemas de Ensino para implantação de Ensino Médio;
• Formação de uma Comissão para trabalhar junto à Comissão de Pais, na implantação do Ensino Médio.
• Implantação do setor de Coordenação Pedagógica.

2000
• Em 03/10/2000, a Associação de Educação e Cultura São Paulo passa a ter a denominação de Escola de Educação Infantil Ensino Fundamental e Médio São Paulo;
• Início da construção do prédio do Ensino Médio;
• Implantação do Sistema Didático Etapa.

2001
• 1º de fevereiro de 2001: aula inaugural do Ensino Médio;
• Comemoração dos 50 anos da Escola S. Paulo;
• Publicação da Revista 50 anos da Escola São Paulo.

2003
• Implantação do Sistema Didático Etapa no Ensino Fundamental I e II.

2006
• Implantação da Coordenação de Área de Matemática para o Ensino Fundamental.

2007
• Implantação do Ensino Fundamental de nove anos e aprovação do novo Regimento Escolar.

2008
• Implantação da Coordenação de Área de Português para o Ensino Fundamental;
• Implantação do Projeto “Saber Empírico e Conhecimento Científico”
• Início da reforma do parquinho da Educação Infantil feita pelos pais Rob Boom e Pedro Hendrikx;
• Início do Projeto Flauta no 1º ano do Ensino Fundamental I.

2009
• Implantação do Projeto Flauta para os alunos do 2º ano do Ens. Fundamental I. 2010
• Implantação da Coordenação de Área de Ciências para o Ens. Fundamental I;
• Implantação de Música para o Ensino Fundamental I - 3º ao 5º ano.

2011
• Implantação de uma aula semanal preparatória para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), no período da tarde, às 2ªs feiras;
• Participação na FEBRACE 2011 – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia/USP;
• Implantação de uma aula de História da Arte no 3º ano do Ensino Médio.

2012
• Participação na FEBRACE 2012 – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia/USP.

2013
• Ampliação de duas salas de aula da Educação Infantil
• Aprovação em assembleia do dia 17 de junho da construção da quadra coberta

2014
• Cobertura da quadra
• Implantação do plantão de dúvida de matemática básica para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, no período da tarde.
• Implantação do material didático Etapa na Educação Infantil.
• Locação de salas de aula da Associação Príncipe Bernardo para ampliação da escola.

2015
• Ampliação da escola – Aluguel do prédio da APB 03 salas de aulas: 1º ao 3º ano E.M, 02 Ateliês de Arte- um para Educação Infantil e um para Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.
• Implantação da Orientação Pedagógica para o Ensino Médio
• Reforma do piso da quadra

2016
• Reforma do pátio coberto. Construção de novo espaço para a prática de esportes. Cobertura da nova quadra.
• Implantação do Sistema Trimestral de Avaliação.
• Implantação do Programa Lego Education.
• Parceria com a High School– HSE e formação da 1ª Turma.

2017
• Reforma do jardim do Fundamental I